Estreou hoje (13) a Feira de Troca de Livros do Museu da Língua Portuguesa, que visa criar um espaço de encontro e, por meio da literatura, promover a leitura entre os visitantes. A feira, que acontecerá mensalmente e de forma gratuita, estará aberta das 14h às 17h no Pátio B do museu, localizado na Estação da Luz, no centro histórico de São Paulo.
Os participantes serão encorajados a doar livros para o museu, e a cada doação realizada em cada edição, a pessoa receberá um ingresso para visitar a instituição até 29 de dezembro, com limite de quatro ingressos por pessoa.
Os livros devem estar em bom estado de conservação e podem ser de literatura infantil, infantojuvenil e adulta, poesia, ficção, histórias em quadrinhos, zines, cordéis, biografias, autobiografias, ensaios e arte. As obras doadas estarão disponíveis para troca entre os participantes ou serão oferecidas a pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a organização, o objetivo do museu é fazer da feira um evento acolhedor e acessível a todos os públicos. Os visitantes poderão realizar trocas de livros entre si sem a intermediação da equipe do museu.
Como parte das atrações da feira, a Roda de Saberes, coordenada pelo coletivo Itinerância Poética, promoverá uma conversa sobre publicações independentes, incentivo à leitura e estratégias para facilitar o acesso aos livros. Haverá também uma oficina de marca-página e uma área destinada à primeira infância.
No Leia e Leve, o Núcleo Educativo conduzirá mediações de leitura, enquanto o programa De Mão em Mão, da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, distribuirá livros gratuitamente na calçada do museu com o intuito de promover e incentivar a leitura.
A Feira de Troca de Livros é organizada pelo Programa de Articulação Social do Museu da Língua Portuguesa em parceria com o coletivo Itinerância Poética e o Sistema Municipal de Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo. O Centro de Referência e o Núcleo Educativo do museu também estão envolvidos na iniciativa.
Fonte: Agência Brasil
Veja mais artigos sobre história.
Compartilhe e Siga-nos nas Redes Sociais