Avançar para o conteúdo

10 Melhores Filmes Sobre Albert Einstein e Onde Encontrá-los

10 filmes e documentários sobre Albert Einstein – Saiba como encontrar e conheça representações inusitadas do físico teórico mais pop de todos os tempos.

Poucos cientistas se tornaram tão populares como o físico teórico Albert Einstein. Seja pelo mistério envolvendo suas descobertas, seja por sua personalidade despojada, o cinema sempre adorou representá-lo, seja de forma biográfica ou apenas aproveitando de sua imagem de gênio. Conheça um pouco mais sobre este brilhante cientista que se tornou símbolo de genialidade, e depois aproveite os melhores filmes e documentários já feitos sobre ele.

1. Micro Biografia de Albert Einstein

O Físico teórico Albert Einstein nasceu na Alemanha (1879), e se tornou um dos cientistas mais influentes do século XX. Mas a frequência e intensidade com que Einstein é sempre lembrado vai muito além de seu trabalho teórico.

A Incrível Popularidade de Einstein

Suas contribuições para a física teórica foram o que o colocaram em evidência. E embora elas sejam difíceis de serem absorvidas pela grande maioria da população, isso nunca atrapalhou sua popularidade. Talvez porque ele tenha adquirido ao longo da vida um ar brincalhão, como aquele tio mais velho que todo mundo tem na família. Talvez porque os mitos criados em torno da sua biografia foquem em sua dificuldade com a matemática, em sua crítica à educação tradicional e em seus atos de rebeldia.

Há também quem goste de lembrar seus atos humanitários, como a luta para ajudar judeus durante a Segunda Guerra Mundial e o movimento sionista na criação do Estado de Israel, o qual ele chegou a ser convidado para presidir na década de 50. E há, por fim, questões religiosas, já que mesmo sendo judeu não praticante, Einstein sempre soube manter um discurso que parecia considerar a existência de um deus criador, o que agradava a população cristã, mas nunca se filiou a nenhuma religião oficial, o que agradava os agnósticos e ateus. Ou seja, ele era mesmo um gênio.

A Teoria da Relatividade e o Prêmio Nobel

Para quem gosta de física, ele é mais conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, que inclui a famosa equação E=mc², uma formulação que estabelece a equivalência entre massa e energia. Esta teoria foi publicada em dois artigos famosos, um de 1905 e outro de 1915. Nesta última ele expandiu suas ideias iniciais incluindo a variável “gravidade” e explicando o fenômeno da curvatura do espaço-tempo. Isso foi revolucionário, e transformava a compreensão do universo.

Mas ele não parou por aí, contribuindo também ao desenvolvimento da mecânica quântica. Em 1921 recebeu o Prêmio Nobel de Física por outro trabalho excelente, embora não tão conhecido: o efeito fotoelétrico.

Einstein e a Bomba Atômica

Além de seu trabalho teórico, Einstein foi fundamental no início da teoria que levaria à criação da Bomba Atômica. Ele foi coautor da Carta Einstein-Szilard, que alertou o presidente dos EUA sobre a possibilidade de armas nucleares, levando o governo americano a criar o “Projeto Manhattan” e acelerar o desenvolvimento de armas nucleares antes que os nazistas dominassem essa tecnologia. O bombardeio das cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, no final da Segunda Guerra Mundial, seriam a sombra que ele carregaria em seus últimos dias.

Suas últimas pesquisas científicas foram marcadas pela tentativa de formular uma Teoria de Campo Unificado, que a exemplo da Teoria da Relatividade fosse capaz explicar os fenômenos do universo de uma forma simples. Isso porque, para Einstein, a simplicidade era a marca da verdade.

2. 10 Filmes e Documentários sobre Albert Einstein

1 – O Jovem Einstein

“O Jovem Einstein” é um filme australiano de comédia lançado em 1988, dirigido por Yahoo Serious, que também interpreta o papel principal de Albert. Com uma abordagem mais fictícia e humorística, o filme oferece uma visão imaginativa e irreverente da juventude dele.

7 filmes com Albert Einstein

A trama gira em torno de um Einstein jovem e excêntrico, retratado de maneira não convencional, desde sua infância na Tasmânia até suas descobertas científicas inovadoras. O filme mescla elementos de comédia, romance e fantasia, criando uma narrativa hilária pouco comprometida com a realidade. Embora passe por cima e ignore a história real, o filme apresenta algumas boas explicações para as teorias do tempo e do espaço, sendo muito divertido mesmo para quem não as compreende muito bem. Não é tão fácil de achar, mas vale muito a pena.

2 – A Teoria do Amor

“I.Q.”, ou “A Teoriado Amor”, é uma comédia romântica lançada em 1994, estrelada por Walter Matthau (Dois Velhos Rabugentos) no papel de Albert Einstein e Meg Ryan como Catherine Boyd, sua sobrinha. O filme imagina um encontro fictício entre sua sobrinha, extremamente dedicada aos estudos, e o jovem pretendente Ed Walters, interpretado por Tim Robbins. Einstein, preocupado com a relutância de Catherine em se casar, decide ajudar Ed a conquistar o coração dela.

A trama combina elementos de romance, comédia e uma abordagem leve da genialidade de Einstein. A essência de Einstein pode ser identificada na defesa que o personagem faz da emoção em lugar do cientificismo, algo bem conhecido do físico que preferia dar ouvidos à sua imaginação que ao conhecimento registrado de renomados cientistas. “I.Q.” oferece uma visão divertida da vida de Einstein, destacando seu lado humano enquanto traça paralelos entre o amor e a ciência.

3 – Genius (Star+)

“Genius” é uma série de televisão que se destaca por explorar a vida de mentes brilhantes ao longo da história, abordando tanto seu trabalho científico quanto sua vida pessoal. A primeira temporada, dedicada a Albert Einstein, aborda seus anos iniciais de pesquisa e elaboração da Teoria da Relatividade. Baseado em biografias recentes do físico, como a de Walter Isaacson, a série destaca também o lado humano dele, mostrando suas questões familiares e a participação de sua primeira esposa na elaboração dos seus artigos mais famosos.

Albert Einstein

4 – Einstein and Eddington (HBO Max)

“Einstein and Eddington” é um filme britânico de televisão lançado em 2008, dirigido por Philip Martin. A história aborda a colaboração entre o físico teórico, interpretado por Andy Serkis (Gollum, de The Lord of The Rings), e o astrofísico britânico Arthur Eddington, interpretado por David Tennant (Doctor Who), durante a Primeira Guerra Mundial.

Enfrentando oposição e desafios sociais, Eddington decide testar a teoria da relatividade de Einstein durante um eclipse solar, buscando comprovar a previsão de que a luz das estrelas se curva ao passar pelo sol, conforme previsto pela Teoria da Relatividade Geral.

Filme britânico que mostra o diálogo entre Einstein e o astrofísico britânico Eddington

O filme destaca os aspectos científicos do trabalho desses dois notáveis ​​cientistas, explorando também as dificuldades enfrentadas ao desafiar as ideias estabelecidas. Para os brasileiros é importante notar que o trabalho de Eddington envolveu uma expedição científica à cidade de Sobral, no Ceará, onde a coleta de fotos do eclipse serviu para provar a teoria de Einstein sobre a curvatura da luz sob efeito da gravidade criada por um corpo massivo como o Sol.

5 – Einstein

Nesta produção para a TV italiana, encontramos Albert Einstein (Vincenzo Amato) em seus primeiros anos de casado com Mileva Maric, sua primeira esposa. Diferente de outras obras, este filme foca no relacionamento amoroso do cientista e nos seus dramas com a família, mostrando um lado pouco conhecido seu.

6 – Oppenheimer (Prime Vídeo)

Em “Oppennheimer” (2023), Einstein aparece pouco, mas sua presença é aproveitada para mostrar como ele e o protagonista se equiparavam em genialidade. A diferença principal parece repousar na relutância que Einstein tem do uso de suas descobertas e o empenho que Oppenheimer possui de levar a termo o projeto de criação da bomba atômica, e assim tornar o seu nome célebre também.

7 – Malícia Atômica (Insignificance)

Insignificance” é um filme britânico lançado em 1985, dirigido por Nicolas Roeg e adaptado da peça de Terry Johnson. A trama, ambientada numa noite em Nova York na década de 1950, apresenta personagens notáveis interpretados por Theresa Russell, Tony Curtis, Gary Busey e Michael Emil. O filme propõe um encontro fictício entre figuras icônicas da cultura da época, como Marilyn Monroe, Joe DiMaggio, Joseph McCarthy e Albert Einstein.

Numa narrativa surreal, o filme explora temas de fama, poder, ciência e relacionamentos, desafiando as expectativas do público com uma abordagem não linear e uma atmosfera onírica. “Insignificance” é apreciado por sua originalidade e pela forma única como mistura realidade e fantasia, mesmo tendo recebido críticas mistas na época do seu lançamento.

8 – Einstein: A Grande Ideia (YouTube)

Lançado em 2005, no centenário da publicação do artigo “A Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento“, que apresenta a Teoria da Relatividade Restrita. O filme se centra no ano de 1905, quando um jovem funcionário de um escritório suíço de patentes divide seu tempo entre suas obrigações profissionais, sua família recém formada e a pesquisa teórica em física.

9 – A História de Einstein (History Channel e YouTube)

Documentário feito pelo History Channel em 2008, traz uma biografia ao mesmo tempo documentada e dramatizada. Um dos melhores trabalhos produzidos para quem deseja conhecer melhor as teorias de Einstein. Diversos cientistas são entrevistados, cada um apresentando uma peça do quebra-cabeças que compõe o trabalho teórico de Einstein.

10 – Einstein e a Bomba (Netflix)

Produção recente da Netflix, lançada este ano (2024), traz revelações recentes sobre o envolvimento de Einstein na criação da Bomba Atômica. O documentário mostra como a corrida pelo desenvolvimento da tecnologia atômica se tornou urgente nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, levando Einstein a deixar de lado sua ideologia pacifista para participar de alguma forma do esforço de guerra contra Hitler. O filme divide-se em partes documentais e dramatizadas, com o físico refugiado em um acampamento inglês sendo protegido como uma espécie de arma secreta.

Veja mais filmes históricos.

MULHER ARANHA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *