Avançar para o conteúdo

Outlander 7×16 | O Último Mistério de Outlander

Expectativa dos fãs finalmente é atendida, e o episódio de Outlander 7×16 consegue deixar em aberto um último mistério para ser desvendado

Tempo de Leitura: 6 min

Outlander 7×16 – Final Épico com mistérios em aberto

ATENÇÃO: Alerta de Spoillers. Não leia se ainda não assistiu o episódio 7×16

A sétima temporada de Outlander foi, na prática, mais do que uma temporada. Para quem acompanha os personagens pelos livros sabe que o final da temporada poderia ter sido no momento em que Jamie é anunciado como morto, e este já teria sido um final fantástico, ou quando ele reaparece vivo pra se igualar aos livros.

Mas como o oitavo ano já é anunciado como o último, a produção decidiu prolongar esta temporada pra contar da melhor forma possível sua história, e quem sabe conectá-la com o Spin-Off a ser lançado em 2025 – Bloody of My Bloody.

Para quem não sabe, o título do episódio 7×15, “Escrito com o sangue do meu coração”, é também o nome do oitavo livro da saga de Outlander. O penúltimo episódio deixou os fãs ansiosos pelo destino de Claire após ser alvejada e precisar se submeter a uma cirurgia pra retirar a bala. O suspense em torno do seu desfecho se tornou ainda maior com o prolongamento da resposta, já que a série fez uma pausa de uma semana pra lançar o último episódio.

capa_ Outlander 7x16
Episódio de Outlander 7×16 – muita emoção no capítulo final da temporada

Nesse período de duas semanas os fãs puderam conjecturar sobre o destino de Claire, se era possível ela morrer e a série continuar e outros temas semelhantes. O desfecho, contudo, não poderia ser muito diferente, e sabendo disso a série não demora mais que o suficiente para apresentá-lo. Embora o trailer desse a entender que teríamos um longo último capítulo com Claire pairando entre a vida e a morte, logo nos primeiros minutos fica claro que ela já estava bem.

Este ritmo acelerado se mantém por todo o episódio, com tramas complexas sendo resolvidas rapidamente, num típico movimento para encerrar as pontas soltas e abrir caminho para a trama da última temporada. Isso não impede, é claro, que o episódio tenha cenas emocionantes. Exemplo disso é o reencontro de Roger com Brianna.

No último episódio a filha mais nova do casal, Amanda, corre para as pedras, deixando em suspense se eles iriam para o tempo certo. Logo no início deste episódio isso é respondido, com a família se reencontrando no passado. Mas a cena mais emocionante é a de Brianna conversando com seu avô, que se afeiçoa a ela sem entender porque ela era tão semelhante a sua falecida esposa.

O destino de Jane Pocock é o mais forte de todos. Acusada de ter matado um oficial inglês, ela não parece disposta a colaborar com sua própria defesa. Entrevistada por um jornalista, ela prefere dar mais munição para atacarem-na do que apresentar um ponto de vista que mostre suas razões. O motivo dela agir dessa maneira é, provavelmente, uma sensação fatalista de que sua sentença já estava assinada e não tinha nada que pudesse ser feito. Mas um último argumento do jornalista deixa dúvidas se ela repensou sua decisão e decidiu contar sua história afinal.

outlander 7x16

Enquanto ela caminha rapidamente para a execução, William ainda mantém acesa a esperança de poder libertá-la. E junto com ele, nós que nos afeiçoamos à personagem. Desde o início, contudo, parece claro que ele terá que pedir ajuda a James para resolver a situação, pois toda a diplomacia e influência de Lord John não seria capaz de livrar uma prostituta acusada de matar um oficial a facadas. E é o que William conclui também, sabendo que tem pouco tempo para agir.

Em meio a uma situação de desespero, é bom ver pai e filho juntos novamente. Infelizmente, mesmo com toda a intrepidez de ambos, parece que nada seria capaz de salvar a pobre Jane. Sua morte deixa o destino de sua irmã mais nova, Fanny, nas mãos de Jamie e Claire, que logo a acolhem e prometem protegê-la. E aqui se inicia a trama para a última temporada de Outlander.

Enquanto se preparam para seguir viagem, Claire ouve uma música sendo cantada por uma criança. Ela busca pela pequena Fanny e a encontra escondida num cantinho cantando um trecho da música “I Do Like To Be Beside the Seaside“.

Essa música, criada no início do século XX, era cantada por Claire para a pequena Faith, sua filha que “morreu” ao nascer (na segunda temporada). No início do episódio Claire teve um sonho com o Mestre Raymond, o boticário, e ele pede que ela a perdoe. Agora Fanny conta a Claire que aprendeu essa música com sua mãe, que se chamava Faith. Isso põe em Claire um pensamento que ela já carregava a algum tempo: sua filha não morreu. Seria, portanto, a mãe de Jane e Fanny Pocock a pequena Faith?

Se considerarmos que ela teria em torno de 40 anos se estivesse viva, é bem possível. Outra questão interessante é que a mãe das meninas morreu em um acidente, assim como os pais de Claire. Se a trama de Outlander quiser seguir pra um nível SciFi absoluto, seria uma ideia bem interessante que a mãe de Claire fosse sua própria filha. Mas, sinceramente, não acho que isso vai acontecer. Por outro lado, se for confirmado que Fanny é neta de Claire, isso faz dela mais uma viajante do tempo, e portanto mais uma criança candidata a cumprir a profecia da criança bicentenária. Os livros falam pouco a respeito de tudo isso, sendo este um mistério criado dentro da série, mas vale a pena conferir o que consta nos últimos livros sobre essas personagens.

E este é o último mistério deixado pela série para ser tratado na oitava e última temporada de Outlander. Se até agora a trama das irmãs Pocock não tinha chamado tanta atenção, é hora de rever os episódios nos quais elas aparecem, pois muitas pistas podem ter passado despercebidas. Pra quem quiser conferir nos livros, a história de Jane e Fanny estão basicamente contidas no livros 8 e 9 da coleção.

O último episódio de Outlander também deixou um gostinho do que será a série “Bloody of my Blood“, mostrando um pouco do pai de Jamie, Brian Frase, e como ele amava sua esposa Ellen MacKenzie. Se ouvir o Sr. Brian contando à neta sobre como seu coração ainda não estava pronto para esquecer sua amada te deixou comovido, não se preocupe, a nova série deve estrear já no primeiro semestre de 2025.

A oitava e última temporada de Outlander não deve demorar muito para estrear, já que os episódios já estão filmados. É hora de rever os episódios da segunda temporada, procurar pistas perdidas ao longo da trama, e também ler os livros, pois muitas subtramas são melhores compreendidas no texto que na série.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *