Como aproveitar da melhor forma possível a estadia no Rio de Janeiro? O que fazer? Onde Ficar? O que não pode faltar no seu passeio?
Tempo de Leitura: 17 minutos
Rio de Janeiro – O Cartão Postal do Brasil
Conhecida como “Cidade Maravilhosa”, não é por acaso que o Rio de Janeiro é um dos cartões postais mais famosos do Brasil. As belezas naturais são realmente de tirar o fôlego, mas o Rio tem muito mais a oferecer além das suas belas paisagens. Se você vai passar alguns dias por lá, vale a pena fazer um roteiro pra conhecer os lugares mais icônicos da cidade, e sentir um pouco do que este lutar maravilhoso tem a oferecer.
Chegada ao Rio
Se você vai vir de avião para o Rio, fique atento para o aeroporto em que irá descer. Existem dois aeroportos que atendem aos voos comerciais no Rio. O Santos Dumont é o mais acessível, ficando praticamente no centro da cidade, enquanto o Aeroporto Galeão – Antônio Carlos Jobim está localizado na parte norte da cidade, atendendo mais os voos internacionais. Descer no centro da cidade é o ideal, é claro, mas toda essa praticidade tem um preço.
Os voos para o Galeão costumam sair mais em conta, mas é uma economia que precisa ser avaliada com cuidado já que terá de pagar a mais pelo Táxi / Uber. Ao descer no aeroporto e se encaminhar para a área de desembarque, verá muitos táxis à disposição, e inclusive uma cabine do táxi onde é possível contratar a viagem de ida e de volta. Mas se quiser pegar um Uber, o aeroporto do Galeão tem uma área a parte onde eles podem entrar, bastando caminhar para a esquerda ao sair do desembarque, e atravessar um pequeno túnel até lá, tudo dentro do espaço do próprio aeroporto.
Onde se Hospedar e Comer
O Rio de Janeiro possui muitas opções de hospedagem espalhadas por toda a cidade, mas a maioria dos viajantes prefere ficar na área sul da cidade, que é onde fica a praia de Copacabana, Ipanema e o Pão de Açúcar. Existem hospedagens para todos os gostos e bolsos, mas você pode também optar por alugar um apartamento se quiser economizar um pouco. Copacabana, um dos destinos favoritos dos viajantes, é repleto de apartamentos montados para viajantes, além de muitas opções de padarias, lanchonetes, restaurantes e mercados que oferecem tudo que é preciso pra tornar a vida mais prática.
Ficar hospedado próximo dos passeios que pretende fazer é uma dica de ouro. Outra dica é se cadastrar no site dos mercados e padarias locais pra ganhar descontos. Algumas dessas padarias são verdadeiros astros da culinária, conhecidos até fora do país.
5 Passeios Imperdíveis no Rio de Janeiro
Agora vamos ao que mais interessa ao viajante, os passeios inesquecíveis que você fará no Rio de Janeiro. Se você não está viajando com um pacote que já inclui vários passeios pelo Rio, o melhor lugar para contratar é na própria praia. Em Copacabana, os guias oferecem seus passeios em frente aos quiosques e em praças como a do Lido, perto da Av. Princesa Isabel. Ali mesmo eles já contratam e levam no passeio em carros particulares ou vans. Mas também é possível se antecipar e contratar os passeios pela internet, pois muitos destes guias tem seus próprios canais de Instagram, Facebook e Youtube, sendo uma boa solução pra quem deseja um pouco mais de informações antes de se aventurar.
É importante apenas verificar se o guia possui licença cadastrada no site do governo. Caso ele tenha peça pra mostrar seu crachá com um QR CODE que pode ser acessado pelo celular. Assim você evita armadilhas e pode seguir seu passeio com tranquilidade.
Embora alguns passeios possam ser feitos por conta própria, o guia sempre ajuda a aproveitar com mais segurança o seu dia, e não ficam naquela pressão das agências de turismo pra você tirar logo a foto e ir para o próximo passeio. Por isso pense bem se não vale a pena investir num guia em alguns passeios mais complexos.
Alguns destes passeios que vou sugerir podem ser feitos num mesmo dia, outros podem levar um dia inteiro pra se melhor apreciados. Mas é interessante saber que alguns deles são bem próximos, então vale a pena dar uma caminhada e aproveitar melhor pra fazer alguns no mesmo dia. Por isso organizamos os passeios em quatro locais principais, a partir dos quais é possível fazer vários passeios no mesmo dia, ou se organizar pra ficar hospedado próximo a eles e curtir mais cada um conforme o gosto.
1. As Praias da Zona Sul do Rio
Como comecei falando de Copacabana, é preciso dizer que esta ainda é uma das maiores atrações do Rio de Janeiro. São cerca de 3 quilômetros de areia desde o início da praia, na Avenida Princesa Isabel, até o Forte Copacabana. Mas a área de praia é maior que isso se você considerar também a Praia do Leme, que fica à esquerda da Av. Princesa Isabel, completando mais de 4 quilômetros de faixa de areia. Cada cantinho dessas duas praias reserva pequena surpresas que valem a pena ser conhecidos. A praia do Leme, lar da escritora Clarice Linspector, abriga a estátua da escritora, eternizada próximo a um mirante de onde é possível ver toda a praia de Copacabana e apreciar um fantástico pôr-do-sol.
A praia do Leme costuma ser menos cheia que a de Copacabana, com águas mais calmas e convidativas para famílias com filhos pequenos. Em alguns trechos ela possui faixas de areia que se estendem para para o mar permitindo andar dentro das ondas tranquilamente, em outros mais próximos a Copacabana a descida é mais semelhante a uma praia de tombo. As ondas são fortes e bastante rápido o intervalo de uma pra outra, mas existem alguns lugares onde é possível curtir a calmaria das marolas. Tanto a praia do Leme como Copacabana possuem chuveiros para que o banhista possa tirar a água salgada do mar. Não deixe de passar bastante protetor solar depois de cada banho.
Em Copacabana o grande atrativo são os diversos quiosques, que oferecem todo tipo de comida, desde frutos do mar até comida mexicana e hambúrgueres. Também não faltam sorveterias, churrascarias e casas de massas. Os preços são bastante acessíveis, mas se quiser economizar um pouco mais é só procurar um dos diversos restaurantes que ficam dentro do bairro de Copacabana e do Leme que você irá se surpreender.
Aproveite pra ir a Copacabana nos domingos ou feriados, quando a pista fica fechada das 7 às 19 horas para ser utilizada pelos pedestres. Você pode alugar uma bicicleta ou patinete e curtir à vontade, fazer uma boa corrida, ou simplesmente aproveitar o dia andando pelo Calçadão de Copacabana, ou na rua, e visitando as feirinhas de artesanato. Ali também poderá encontrar dois velhos conhecidos com quem todo mundo adora tirar fotos: Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi.
Copacabana termina no Forte Copacabana, que vale muito a pena visitar, e logo depois vem a Praia do Arpoador. Essa pequena faixa de areia fica um pouco antes da famosa Praia de Ipanema, eternizada na poesia de Tom Jobim, e merece ser visitada no final da tarde por quem gosta de assistir um pôr-do-sol espetacular. A Pedra do Arpoador, cantada por outro poeta da nossa música, certamente faz parte do nosso show.
Já em Ipanema, aos domingos poderá visitar a famosa a Feira Hippie de Ipanema, na Praça General Osório, parada obrigatória para quem gosta de arte e souvenirs únicos pra levar de lembrança. A Praia de Ipanema é famosa por reunir jovens e artistas, mas também possui lugares mais tranquilos para quem deseja praticar esportes e aproveitar o dia com a família.
Seguindo a faixa de areia de Ipanema, chegamos ao Leblon. Um pouco menos badalada que sua vizinha, é um local perfeito para relaxar. A praia ocupa um pouco mais que um quilômetro, e o mar é normalmente tranquilo, mas algumas partes podem apresentar ondas fortes, atraindo surfistas mais experientes. A praia termina no Morro Dois Irmãos, um parque municipal com um área de preservação ambiental de 39,55 hectares. Do parque é possível avistar vários pontos turísticos do Rio, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, o Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema.
2. Pão de Açúcar
Se já curtiu nossas praias, então chegou a hora de conhecer o mais emblemático cartão postal do Rio. O Pão de Açúcar é uma parada obrigatória pra quem está visitando a cidade pela primeira vez, ou mesmo pra quem já conhece, pois é difícil cansar dessa experiência. Um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, este complexo montanhoso oferece vistas espetaculares e uma experiência inesquecível para quem deseja explorar a beleza natural e urbana da Cidade Maravilhosa.
Localizado na Urca, o Pão de Açúcar é formado por dois morros principais: o Morro da Urca e o próprio Pão de Açúcar. Para chegar ao topo, a melhor opção é o bondinho, um teleférico que opera desde 1912 e proporciona uma viagem tranquila e cheia de vistas deslumbrantes. A primeira parada é no Morro da Urca, onde você já pode admirar uma vista incrível da Baía de Guanabara, do Cristo Redentor e da Praia de Botafogo.
Após apreciar o Morro da Urca, o segundo trecho do bondinho leva ao cume do Pão de Açúcar, a 396 metros de altitude. Lá do alto, a vista panorâmica é de tirar o fôlego. É possível ver as praias de Copacabana e Ipanema, a entrada da Baía de Guanabara e as montanhas que cercam a cidade, formando um cenário único, especialmente ao pôr do sol.
Além das vistas, o Pão de Açúcar oferece algumas trilhas para quem gosta de aventura e contato com a natureza. A Trilha Cláudio Coutinho, que começa na Praia Vermelha, é uma ótima opção para quem prefere uma caminhada leve e tranquila. No alto do Pão de Açúcar uma pequena reserva florestal esconde também pequenos encantos, como pássaros típicos da mata atlântica e outros animais. Lá também é o espaço para artistas plásticos apresentarem seus trabalhos, sempre tendo alguma exposição para ser degustada pelos visitantes.
O melhor horário para visitar o Pão de Açúcar é pela manhã, com temperaturas mais amenas. Lembre de levar garrafinhas de água e lanche, mas se não quiser não se preocupe. Todo o complexo possui bebedouros para encher os cantis, além de lanchonetes e sorveterias. Depois de visitar o Pão de Açúcar, você também poderá aproveitar a tarde no Shopping RioSul para descansar, fazer compras e se preparar para outros passeios. O Shopping fica bem próximo ao Pão de Açúcar, podendo ir a pé ou pegar um táxi/uber. Uma última dica para este passeio é comprar as entradas pelo site, pois dependendo o momento a fila que se forma é bastante longa, embora no geral ande rápido.
3. Corcovado e o Cristo Redentor
Situado a 710 metros de altitude no Parque Nacional da Tijuca, o Cristo Redentor é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e oferece uma vista espetacular da Cidade Maravilhosa. O passeio começa com a subida até o topo do Morro do Corcovado, que pode ser feita de carro, van oficial ou pelo famoso Trem do Corcovado, uma viagem encantadora que atravessa a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. Durante o trajeto, é possível já sentir a grandiosidade do local e admirar a rica vegetação ao redor.
Chegando ao topo, você será recebido pela imponente estátua do Cristo Redentor, com seus braços abertos simbolizando paz e acolhimento. Inaugurada em 1931, a estátua tem 38 metros de altura e foi construída com concreto e pedra-sabão. Além de sua relevância religiosa e cultural, o monumento é também um ponto de contemplação, oferecendo vistas panorâmicas que incluem a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Maracanã e as praias da zona sul.
Para quem visita o local, o melhor horário é no início da manhã ou no fim da tarde, quando a luz do sol destaca ainda mais a paisagem. No caminho para o Cristo, existe o mirante do Morro da Dona Marta. Dali é possível ver o Cristo de baixo, sendo ideal para tirar aquela famosa foto segurando ele nas mãos. Muitos comparam a visão que se tem deste mirante com a do próprio Pão de Açúcar, com a vantagem de ser de graça.
O passeio no Corcovado é inebriante e inesquecível, e um momento de fé e contemplação para muitos. Tem, inclusive, uma capelinha embaixo do Cristo. É difícil, contudo, ficar apenas na contemplação já que o local é cheio quase o dia inteiro. O acesso ao Cristo é feito por vans, que fazem parte do ingresso que você compra quando chega ao Corcovado.
Ali também terá muitos guias oferecendo passeios ao AquaRio, valendo a pena conferir as promoções que eles indicam. Confira pelo aplicativo se os valores batem, e se tem alguma promoção para aniversariantes. Você pode querer continuar seu passeio visitando o AquaRio depois do almoço, ou comprar o ingresso para visitar em outro dia da sua viagem.
4. AquaRio, Museu do Amanhã e Museu da Marinha
Localizados na Zona Portuária, próximo ao Boulevard Olímpico, estes são três passeios que podem ser feitos no mesmo dia, e encantam pessoas de todas as idades com uma combinação de educação, lazer e deslumbramento.
AquaRio
O AquaRio já impressiona logo na chegada, com o esqueleto gigante de uma baleia pendurada no teto. Mas este é só uma amostra do que vem pela frente. Com mais de 26 mil metros quadrados e 4,5 milhões de litros de água salgada, o AquaRio abriga mais de 8 mil animais de 350 espécies diferentes. Entre tubarões, raias, peixes coloridos e outras criaturas marinhas, você terá a chance de conhecer de perto a rica biodiversidade dos oceanos.
Um dos destaques do AquaRio é o Túnel Subaquático, onde os visitantes caminham por um corredor cercado por um imenso tanque, dando a sensação de estar no fundo do mar. A experiência é impressionante, especialmente ao ver tubarões e grandes peixes nadando a poucos metros de distância. Outro ponto imperdível é o Tanque de Toque, onde é possível interagir com algumas espécies, como estrelas-do-mar e ouriços.
Saindo do AquaRio, dentro do mesmo espaço funciona um Museu de Cera com muitas estatuas realistas de personalidades históricas e do cinema. Na entrada do museu você poderá aproveitar pra tirar fotos com James Bond (em sua última versão, com Daniel Craig), Nick Fury (Samuel L. Jackson) e o Papa. Ao lado do AquaRio, do lado de fora, fica a Roda Gigante da Rio Star, a maior da América Latina. Com 88 metros de altura, e duração de 18 minutos, é uma ótima maneira de se divertir e contemplar o Rio do alto. As cabines são climatizadas e cabem até 8 pessoas, oferecendo também pacotes especiais para momentos mais românticos.
Museu do Amanhã
Mais uma opção de passeio próximo ao AquaRio, o Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015, com um projeto arquitetônico impressionante assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O museu tem como objetivo explorar temas ligados ao futuro da humanidade, incluindo sustentabilidade, ciência, tecnologia e a relação do ser humano com o planeta. Suas exposições são interativas, multimídia e pensadas para envolver o público de todas as idades, tornando a visita uma experiência enriquecedora e reflexiva.
Na entrada do museu é fornecido um cartão que o visitante utilizará durante todo o passeio, podendo inclusive compartilhar sua experiência no e-mail cadastrado. Fique atento apenas para o idioma do seu cartão. Ao utiliza-lo pela primeira vez, se não for o seu idioma, peça para alguém trocar. E não deixe de curtir o robozinho próximo à loja de souvenirs.
Museu da Marinha
De dentro do Museu do Amanhã já é possível visualizar o acervo do Museu da Marinha, que de fato é bem pertinho. Instalado no histórico prédio do Arsenal de Marinha, o museu oferece uma imersão no rico legado da história naval do Brasil, desde o período colonial até os dias atuais.
O espaço abriga uma vasta coleção de objetos, embarcações e exposições que narram a evolução da Marinha Brasileira, tais como o Navio-Museu Bauru, um antigo navio da classe de contratorpedeiros, que fica atracado na Baía de Guanabara e pode ser visitado pelos turistas. Lá, é possível conhecer de perto a rotina e as condições de vida dos marinheiros que passaram por esse tipo de embarcação. Os visitantes também poderão conhecer o interior de um submarino real utilizado pela marinha, um helicóptero de resgate e uma réplica da Náu do Descobrimento usada por Pedro Álvares Cabral. Imperdível!
5. Escadaria Selarón, Bondinho de Santa Tereza e os Arcos da Lapa
Escadaria Selarón
Uma boa forma de começar um novo dia de passeio é descer a Escadaria Selarón, localizada no bairro da Lapa. Aproveite para ir cedo, quando ainda não tem tanta gente tirando fotos, e contemplar com calma cada um dos milhares de azulejos utilizados. A escada fica entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, e foi criada pelo artista chileno Jorge Selarón a partir de 1990, como um projeto pessoal. Ao longo dos anos se transformou em uma das atrações mais populares da cidade.
Com 215 degraus, a Escadaria Selarón é revestida por mais de 2000 azulejos coloridos, que foram coletados de diferentes países, representando a diversidade cultural e a conexão entre povos ao redor do mundo. O artista utilizou uma combinação de cores vibrantes — como o vermelho, amarelo e verde — que representam as cores da bandeira chilena e brasileira, mas também incorporou elementos de diversas culturas, criando uma obra única e global.
Bondinho de Santa Teresa e os Arcos da Lapa
Perto da Escadaria Selarón, ficam o Bondinho de Santa Teresa e os Arcos da Lapa, dois dos marcos históricos mais importantes do Rio de Janeiro.
O Bondinho é um antigo bonde que percorre as ruas do bairro de Santa Teresa, subindo pelas colinas até alcançar o mirante com vistas incríveis da cidade. O Bondinho de Santa Tereza, ou da Lapa, foi inaugurado no início do século XX e, por muitos anos, foi o principal meio de transporte para quem morava em Santa Teresa. Hoje, o bondinho é uma atração turística que oferece uma experiência única de passeio, proporcionando aos visitantes a chance de explorar o bairro com suas ruelas, casario antigo e atmosfera boêmia, e também de tirar belas fotos com os Arcos da Lapa ao fundo.
Construídos no século XVIII, os Arcos foram originalmente criados como um aqueduto para abastecer a cidade com água. Com o tempo, a estrutura foi adaptada para se tornar um viaduto, ligando os bairros de Santa Teresa e Lapa. Com 270 metros de extensão e 14 arcos de alvenaria, a construção é uma das mais imponentes do Rio de Janeiro e um exemplo do estilo colonial português. Durante o dia, os Arcos da Lapa são uma atração fotográfica, com a praça que fica ao seu redor sendo frequentemente palco de eventos culturais, feiras e shows ao vivo. Já à noite, a Lapa se transforma em um dos maiores centros de vida noturna da cidade, com bares, restaurantes e casas de samba que fazem a região famosa.
Andar de bondinho e curtir um samba ao entardecer é uma ótima pedida para um final de passeio no Rio!
Veja mais lugares interessantes para conhecer.
Compartilhe e Siga-nos nas Redes Sociais