Avançar para o conteúdo

DUBAI – O que é e onde fica?

Muito se fala sobre Dubai, mas o que exatamente você sabe sobre este lugar? Quem governa? Onde fica? O que é um emirado?

Os Emirados Árabes

Vamos começar falando onde fica, pra depois explicar o que exatamente esse lugar é. Dubai fica dentro de um país chamado Emirados Árabes Unidos (EAU), ou UAE (Unitaded Arab Emirates), como é mais mencionado.

dubai

Os Emirados Árabes são um pequeno país localizado no golfo pérsico, a oeste da Arábia Saudita, perto do Kuwait e abaixo do Irã. Outro país conhecido perto dos EAU é o Catar, que sediou a última Copa do Mundo. A palavra emirado vem de “emir”, título dado a lideranças políticas em algumas partes do mundo árabe e muçulmano. É um título de nobreza, e envolve o domínio político sobre uma região, algo semelhante a um reino. Até o final da década de 60 esta região era conhecida como os “Estados da Trégua” e estava sob a influência do Reino Unido.

Em 1968, o Reino Unido anunciou sua intenção de se retirar da região, e isso levou os emirados a buscar sua independência. Em 2 de dezembro de 1971, os seis emirados de Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Umm Al-Quwain, Fujairah e Ajman se uniram para formar os Emirados Árabes Unidos. O sétimo emirado, Ras Al Khaimah, juntou-se à federação em 10 de fevereiro de 1972, após a independência do Reino Unido.

Dubai, portanto, é uma das sete jurisdições, dos emirados, que compõem os Emirados Árabes. Ela é governada por um líder local chamado “Emir”. O Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, honorificamente chamado de “xeique Mohammed”, é o emir e o atual primeiro-ministro. Ele também é o atual vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos desde 2006.

dubai
Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum

ELE É O MAIS RICO DOS EMIRADOS ÁRABES?

Essa parece ser a percepção mais comum, mas não é verdade. Embora ele seja um dos mais prósperos e desenvolvidos dos Emirados Árabes Unidos (EAU), não é o emirado mais rico em termos de recursos naturais, como petróleo e gás. O emirado de Abu Dhabi, que também é a capital dos EAU, é geralmente considerado o emirado mais rico devido às vastas reservas de petróleo e gás natural que possui. Abu Dhabi é responsável por uma grande parte da receita de exportação de petróleo dos Emirados Árabes Unidos.

Dubai, por outro lado, tem se concentrado em diversificar sua economia e reduzir sua dependência das receitas de petróleo. Ao longo das décadas o emirado investiu em setores como turismo, comércio, finanças, imobiliário e logística. Essa diversificação econômica tem impulsionado o crescimento e a prosperidade do emirado, tornando-o um dos mais conhecidos e influentes em termos de comércio, negócios e turismo.

DUBAI É PROPRIEDADE DO EMIR?

Esta é uma outra fala comum sobre Dubai, e a resposta é NÃO. Dubai não pode ser considerada propriedade privada do Emir Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum ou de qualquer outra pessoa. Ele é um dos Emirados Árabes Unidos (EAU), e é uma jurisdição autônoma dentro dessa federação de emirados. Embora o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum seja o governante de Dubai e desempenhe um papel importante na tomada de decisões e no desenvolvimento do emirado, o emirado é uma entidade governamental com seu próprio sistema legal, estrutura de governo e instituições.

Os Emirados Árabes Unidos são uma nação soberana com um governo federal que supervisiona questões nacionais, como política externa, defesa e recursos naturais, enquanto cada emirado tem seu próprio governo local para lidar com assuntos locais e regionais. Assim, Dubai é uma parte importante dos Emirados Árabes Unidos, mas não é uma propriedade privada de seu governante; é uma entidade governamental sujeita às leis e regulamentos dos EAU.

COMO DUBAI FICOU TÃO FAMOSA?

Dubai começou a ganhar destaque internacional nas últimas décadas, principalmente nas últimas três a quatro décadas, devido a uma série de iniciativas e desenvolvimentos notáveis. Primeiramente, a descoberta de petróleo na região no século XX trouxe uma fonte significativa de receita para o país, embora Dubai não tenha reservas significativas de petróleo em comparação com outros emirados dos Emirados Árabes Unidos. Esse recurso permitiu investimentos maciços em infraestrutura, incluindo portos, aeroportos, rodovias e comunicações, transformando Dubai em um centro de logística e comércio na região.

Além disso, Dubai implementou uma estratégia voltada para o turismo, com a construção de hotéis de luxo, centros comerciais impressionantes e a promoção de eventos internacionais, como o Dubai Shopping Festival a partir de 1996. O desenvolvimento imobiliário também desempenhou um papel crucial, com a construção de arranha-céus notáveis, incluindo o icônico Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo na época de sua inauguração em 2010. É este edifício que Tom Cruise escala no filme Missão Impossível 4, numa cena de causar vertigem.

Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, dirigido por Brad Bird. Conta-se que a equipe de filmagem quebrou 35 janelas durante as filmagens no Burj Khalifa de Dubai.

A criação de zonas econômicas especiais e áreas francas em Dubai atraiu empresas estrangeiras e investidores, contribuindo para a diversificação econômica da cidade. Além disso, a Emirates, a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, transformou o Aeroporto Internacional de Dubai em um importante centro de conexões globais, tornando a cidade mais acessível para viajantes de todo o mundo.

O EMIRADO DE DUBAI É ANTIGO?

O Emirado de Dubai existe há muitos séculos, com uma longa história de governantes locais. As informações mais antigas citam este emirado no início do século X, mas os registros mais oficiais datam de 1799. Antes da formação dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em 1971, Dubai era um emirado independente e tinha seu próprio sistema de liderança e governança.

A liderança em Dubai era tradicionalmente baseada na família Al Maktoum, que tem sido a família governante do emirado por gerações. Graças a um acordo firmado com o Reino Unido no final do século XIX a região ganhou proteção inglesa e tornou-se uma região de maior estabilidade, o que seria importantíssimo para o desenvolvimento local.

O Sheikh Rashid bin Saeed Al Maktoum, que governou de 1958 até sua morte em 1990, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de Dubai, modernizando a infraestrutura e impulsionando o crescimento econômico. O Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que se tornou governante de Dubai em 2006, tem desempenhado um papel importante nesse processo de desenvolvimento.

CURIOSIDADES

  • Em Dubai não se paga Imposto de Renda, o que atrai muitos investidores
  • Andar de táxi em Dubai é relativamente barato, já que o petróleo é abundante nos EAU
  • 80% dos habitantes do emirado é formado por estrangeiros, principalmente indianos
  • Entre as estravagâncias locais estão as máquinas de moedas de ouro e uma pista de ski com teleférico dentro de um shopping
DUBAI
A Ski Dubai é um dos maiores resorts de ski indoor do mundo. Está localizada dentro do Shopping dos Emirados, também um dos maiores do mundo, em Dubai

Ficou com vontade de conhecer Dubai? Esta é uma boa época para fazer isso, pois é outono lá em setembro, quando as temperaturas são um pouco mais amenas, o que quer dizer 25°C a 35°C. Outro bom motivo é que ainda não é alta temporada, que se inicia em novembro com a chegada do inverno, o que quer dizer preços mais amenos nas hospedagens e no valor das passagens, sobrando mais dinheiro pra se divertir. Se já foi a Dubai, ou tá pensando em ir, compartilha com a gente o que você já descobriu.

Veja outros artigos sobre história.

Melquisedeque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *