Quarenta anos depois de ser criado, o mistério que cerca o personagem do Sr. Miyagi começa a ser desvendado na série Cobra Kai. O que será que esconde o passado do mestre do Karatê?
Tempo de Leitura: 6 min
Atenção: Contém spoilers do ano 6 de Cobra Kai
Miyagi
O ar de inofensivo a primeira vista esconde uma fera indomável em seu interior. O mestre Miyagi, da série cinematográfica Karatê Kid e agora do sucesso Cobra Kai, se tornou um dos personagens mais fascinantes da história do cinema, e muito disso se deve ao seu passado cheio de lacunas.
O que se sabe sobre ele é muito pouco, mas é sempre intrigante pensar como aquele pescador de Okinawa se tornou um lutador tão fabuloso. E, por outro lado, como um lutador tão invencível se tornou um pacifista convicto, que possui como lema de vida “evitar briga”.
Okinawa
Se tem um personagem no cinema que personifica a sabedoria e a paciência, esse cara é o Sr. Miyagi. Para quem já assistiu Karatê Kid, ele é muito mais do que um mestre de artes marciais – é quase um segundo pai para Daniel LaRusso, ensinando muito mais do que golpes e defesas. Mas antes de se tornar esse mentor lendário, Miyagi teve uma vida cheia de desafios e perdas, que moldaram seu jeito único de ver o mundo.
Nariyoshi Miyagi nasceu na ilha de Okinawa, no Japão. Apesar do que possa ser pensado, Okinawa não é exatamente igual ao restante do Japão, possuindo uma cultura que a distingue em certos aspectos. Isso se deve, principalmente, porque ela foi por muito tempo um reino independente antes de ser anexado pelos japoneses.
Além disso, a ilha é considerada o berço do karatê, uma arte marcial que nasceu da fusão entre as tradições locais e influências vindas da China. Sim, você não leu errado, e essa pode ser a principal conexão que os personagens do Sr. Miyagi e o Mestre Han têm (Jackie Chan, no reboot de Karate Kid). A história de Okinawa é uma mistura de resistência ao Japão e preservação de tradições milenares, algumas delas vindas da China.
Foi nessa Okinawa, tão cheia de contrastes, que o jovem Miyagi cresceu e aprendeu a lutar. Diferente do que muita gente pensa, o karatê tradicional não era voltado para competições nem exibições. Era uma forma de autodefesa e, mais do que isso, uma filosofia de vida. O estilo que Miyagi aprendeu foi o karatê de Okinawa, ensinado por seu pai e outros mestres locais.
Essa tradição enfatizava equilíbrio, paciência e o uso da força apenas quando necessário. Muitos dos ensinamentos que ele passaria para Daniel LaRusso vinham desse aprendizado, incluindo a ideia de que um verdadeiro lutador deve evitar a violência sempre que possível.
Mas então, por que o Sr. Miyagi deixou sua terra natal? Através dos filmes de Karate Kid sabemos que Miyagi saiu de Okinawa depois de problemas causados por uma disputa que ele e seu amigo de infância, Sato, tiveram pelo amor de uma jovem chamada Yukie.
Ela estava noiva de seu amigo, e ao declarar seu amor por ela Miyagi desonrou sua família, desafiando as tradições. Pra não precisar lutar com Sato, ele achou melhor ir embora. Mas outras camadas mais intensas poderiam ser acrescentadas a essa trama simples.

No início do século XX, o Japão passava por mudanças profundas, e muitos habitantes da ilha buscaram uma nova vida em outros lugares. Durante esse período, Okinawa sofreu com conflitos internos e com a crescente influência militar do governo japonês, que impunha regras rígidas sobre a população local e restringia suas tradições. Além disso, havia disputas entre clãs locais e uma economia instável que tornava a vida ainda mais difícil.
Diante desse cenário, muitos jovens optaram por emigrar em busca de novas oportunidades, longe da instabilidade e das restrições impostas pelo governo central. Assim, o jovem Miyagi teria seguido estas ondas migratórias para escapar do seu conflito de honra, e talvez tentar a sorte na América, longe da opressão existente em sua cidade natal.
Segunda Guerra
Mas nos Estados Unidos sua vida também não seria nada fácil. Como muitos imigrantes, ele teve que trabalhar duro para se sustentar, enfrentando preconceitos e dificuldades. Foi durante a Segunda Guerra Mundial que sua história tomou um rumo dramático.
Como descendente de japoneses, Miyagi viu sua comunidade ser colocada em campos de internação pelo governo americano após o ataque a Pearl Harbor. Esse foi um momento difícil para muitos nipo-americanos, que foram tratados como inimigos dentro do próprio país onde moravam.
Apesar disso, o Sr. Miyagi decidiu servir no exército americano, lutando na guerra enquanto sua esposa grávida estava internada em um desses campos. Ele foi um soldado condecorado, recebendo medalhas por sua coragem em combate. No entanto, sua maior perda veio quando descobriu que sua esposa e seu filho morreram enquanto ele estava na guerra, um golpe do qual ele nunca se recuperou completamente.
Torneio Sekai Taikai
Até recentemente, sabíamos apenas que, após a guerra, Miyagi teria se estabelecodo na Califórnia, vivendo uma vida simples como zelador. Ali ele conheceria muitos anos depois um jovem aluno que o faria sair de seu isolamento. Mas a série Cobra Kai, na primeira parte de sua sexta temporada, decidiu explorar um pouco mais do passado deste jovem Miyagi.

Após a tragédia sofrida em seu retorno para casa, Miyagi teria se tornado um boxeador, e participado de lutas mortais. Aparentemente, a morte de sua família, os traumas de guerra e todas as suas perdas pessoais até então, foram mais do que ele pode suportar pacificamente.
Pouco se sabe sobre os detalhes deste momento, apenas que em 1947 Miyagi participou de um torneio chamado Sekai Taikai, no qual lutadores de várias partes do mundo duelam por um título. A motivação de Miyagi para participar deste torneio dificilmente deve ter sido o título, já que toda sua tradição despreza este tipo de luta. Algo mais profundo, portanto, deve tê-lo levado a se inscrever.
Naquele mesmo ano Miyagi foi acusado de ter roubado um colar valioso de um homem chamado Jim Watkins. Em um artigo que dá detalhes sobre o fato, Watkins fala como Miyagi o atacou de forma brutal. Aquele fato não seria esquecido por Miyagi tão cedo, e ele guardou consigo um recorte da notícia.
Na verdade, o colar tinha sido dado a Miyagi por sua mãe quando este saiu de Okinawa para que ele vendesse na América em caso de necessidade. Mas é claro que ele jamais se desfaria da única lembrança de sua casa, e no lugar de vendê-lo o deu à sua esposa. Quando ele foi lutar na guerra, ela foi assediada por um soldado do campo de concentração em que estava prisioneira, e ele tomou o colar.
Pode-se imaginar a desolação de Miyagi quando retornou da guerra e descobriu a violência sofrida por sua esposa, assim como a perda daquele objeto tão estimado. Miyagi foi ao encontro do soldado, e tomou de volta o colar que tinha sido de sua mãe e de sua esposa. Mesmo justificado, aquele ato de violência o marcaria por toda a sua vida.
Mas sua jornada de violência não terminaria ali, pois naquele mesmo ano ele participaria do torneio Sekai Taikai, com consequências ainda mais trágicas. Durante o torneio, lutando contra o artista marcial espanhol Claramunt, Miyagi mais uma vez teria usado de força extrema, terminando com a morte de seu oponente. A faixa ensanguentada foi guardada junto com o artigo por Miyagi, por motivos que permanecem desconhecidos.
E se estiver curioso pra saber mais sobre estes personagens, não perca o retorno da última temporada de Cobra Kai na NETFLIX, disponível desde 13 de fevereiro.
Veja mais sobre filmes históricos.
Siga-nos nas Redes Sociais