Faltando menos de um mês para a estreia, muitos fãs estão curiosos pra saber o que é o MacGuffin do seu novo filme. O que é a Relíquia do Destino? Os trailers parecem dar algumas pistas sobre isso.
O artefato buscado por Indy não poderia ser qualquer coisa, precisa ser tão importante quanto a Arca da Aliança, ou o Santo Graal. Ou tão cheio de mistérios quanto as caveiras de cristal. Também tem que ter um poder oculto capaz de gerar interesse em grupos poderosos para que tenhamos uma boa história.
Pistas para entender o que é a Relíquia do Destino
Uma das pistas surge no trailer quando Indiana Jones e Helena investigam algo nas ruínas de um templo antigo com inscrições gregas. Eles encontram a estátua de uma deusa, que parece guardar a resposta que buscamos.
Desta vez os autores decidiram visitar a mitologia grega, um tema do qual haviam fugido nos outros filmes, talvez por ser muito conhecido ou falado. Mas nem tudo é tão evidente. É ainda um mistério o que essa imagem simboliza.
Uma pista importante parece ser o pássaro na mão direita da estátua. Normalmente a deusa Atena é quem carregava um pássaro, um mocho-galego. Essa ave simbolizava a sabedoria, a perspicácia, atributos também próprios de Atena, ou de sua versão sincrética romana Minerva. As moedas de 4 dracmas gregas traziam o pássaro em uma de suas faces, no século V a.C. Note que a ave está com as asas abertas, o que também levanta especulações. O filósofo germano Hegel observou que “a coruja de Minerva abre suas asas somente com o início do crepúsculo”, ou seja, do fim de uma era e início de outra.
Outro fator que corrobora com a ideia de ser Atena são as serpentes em sua roupa. A arqueóloga lituana Marija Gimbutas afirma que Atena originou-se da deusa-serpente e pássaro da Europa antiga. A serpente é um símbolo de sabedoria em várias culturas antigas, inclusive os Astecas. Mas o que uma relíquia do destino teria a ver com Atena?
O objeto mostrado no trailer tem a forma de um círculo, como uma bússola, ou uma roda. Isso associado à palavra “destiny” remete à famosa roda do destino, usada pela deusa Tique para decidir o destino dos homens. Tique era a deusa da fortuna, da esperança, e do destino. Nas suas representações ela costuma segurar um bastão, igual ao da imagem. Isso faz com surjam especulações de ser ela a deusa mostrada no trailer, e não Atena.
Geralmente Tique é representada cega ou com a vista tampada, semelhante à imagem moderna da justiça, simbolizando que a sorte era distribuída aleatoriamente. Ela possuía diversos templos em Roma, mas também foram encontradas imagens suas em Constantinopla, Antioquia e Alexandria, com pequenas alterações referentes à cultura local.
Na tradição romana conta-se que ela decidia o destino dos homens através de uma roda, um timão. Esta é a origem da roda da fortuna que existe até hoje, e parece indicar o artefato que Indy está disputando com os nazistas remanescentes.
Que poderes mágicos a relíquia teria?
A roda do destino era usada por Tique, ou Fortuna, para distribuir riqueza ou sorte aleatoriamente. Mas tê-la na mão pode dar ao seu portador o poder de controlar esta sorte, e dar a vitória a quem ele quiser. O trailer, contudo, mais uma vez nos dá uma pista intrigante.
Em determinado momento parece que vemos um homem se afogando preso a uma grade, e logo em seguida vemos um corpo caindo ao contrário dentro da água. Isso parece indicar que o artefato teria o poder de fazer o tempo retroceder. Com isso seria possível voltar o tempo e refazer a história.
Um objeto capaz de mudar o destino, de corrigir os rumos que a história tomou. Algo realmente perigoso para cair nas mãos erradas, e que talvez o próprio Indy se sinta tentado a usar para corrigir os percalços de sua vida errante. Um objeto que ele pode ter buscado a vida toda.
Veja mais artigos sobre filmes históricos.
Compartilhe e Siga-nos nas Redes Sociais