Avançar para o conteúdo

Aprenda sobre Segunda Guerra Mundial através de Filmes

A Segunda Guerra Mundial é representados em inúmeros filmes, demonstrando em parte o grande interesse pelo conflito, mas também como a necessidade de refletir sobre ela informa que a guerra ainda não acabou

Tempo de Leitura: 8 minutos

Choque entre Impérios Capitalistas

A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais impactantes do Século XX. Ela marcou não apenas pela violência extrema praticada dentro e fora da Alemanha, mas pelas consequências geradas mundialmente. Historiadores costumam frisar que a Segunda Guerra não foi um evento isolado, que ela está inserida numa sequência de fatos que se iniciam ainda no século XIX.

O Imperialismo praticado pelas nações recém formadas da Europa, explorando colônias no continente africano, americano e asiático, gerou o enriquecimento destes países em detrimento das condições miseráveis nas quais foram deixadas muitas destas colônias. Essa riqueza potencializou o desenvolvimento das indústrias europeias, e de novas tecnologias, mas o avanço político e filosófico não acompanhou este desenvolvimento.

Engels já alertava que o mundo capitalista entraria em colapso em algum momento, com suas crises periódicas aumentando, uma vez que a produção sempre crescente das indústrias não encontrassem um mercado consumidor suficiente para absorver a produção. Essa necessidade do capitalismo expandir cada vez mais sua área de atuação gerou conflitos entre os países industrializados da Europa, e a crise política fez com que o conflito se tornasse inevitável.

A Primeira Guerra e suas consequências

O conflito iniciado em 1914, que ficaria conhecido como Primeira Guerra Mundial, dizia respeito aos países europeus em sua disputa por poder territorial e econômico, mas acabou por envolver todo o mundo na medida em que suas colônias e áreas de influência também eram afetados pelo resultado do conflito. Historiadores como Eric Hobsbawn entendem que o conflito iniciado ali não terminou com o Tratado de Versalhes, mas que se prolongou até que a Alemanha se fortalecesse e novos interessados retomassem as armas.

Atuação dos Estados Unidos

A atuação dos Estados Unidos nesta crise também é um aspecto relevante, tendo em vista que a economia americana se beneficiou muito em todos os momentos das duas guerras, salvando-se da crise de depressão econômica que tinha se instalado no final dos anos 20. Pouco atingidos pelas batalhas, eles financiariam a reconstrução da Europa no pós-guerra, vivendo a partir de então um período de grande desenvolvimento que ficou marcado por uma imagem de sonho americano bem sucedido nos anos 50.

Não é por acaso que o cinema americano adora retratar a Segunda Guerra Mundial como o campo de batalha onde o bem venceu o mal. Embora não possa ser ignorado o horror praticado pelo partido nazista, como a morte de 6 milhões de judeus nos campos de concentração, existem outros lados que não podem ser ignorados.

O Partido Nazista

O partido nazista não surgiu num momento fora do tempo, ele se fortaleceu dentro de um discurso de resistência à exploração que outros países tinham imposto à Alemanha após a Primeira Guerra. Entre estes países estão os Estados Unidos, que financiaram a reconstrução da Alemanha e suas empresas, já que a república recém formada estava em débito devido ao fim da guerra anterior. Todos estes eventos estão conectados, e conhecê-los serve de alerta para que fique mais claro como governos totalitários se formam com grande parte de apoio popular, e não a revelia deste.

O Cinema e a Segunda Guerra

Um outro evento importante do século XX foi a criação e desenvolvimento do cinema, esta máquina de produção cultural de massa que está sempre ávida por novos temas para explorar. Seja para disseminar ideias, propagandas, ou para refletir sobre os fatos, o cinema esteve sempre em busca de histórias grandiosas para mostrar em suas telas gigantes cercadas de som.

A Segunda Guerra era um conteúdo perfeito para isso, com todas as suas tramas, batalhas e ideologias em conflito. Embora não se possa considerar um filme como o retrato fiel de um evento, pois ele é acima de tudo um produto criado para entreter e vender ingressos, é possível usar a representação criada pelos cineastas para imergir neste conflito de forma mais visceral do que seria possível apenas através de textos sem “som e fúria”.

Por isso preparamos uma lista de filmes que retratam momentos decisivos da Segunda Guerra, desde a ascenção do Nazismo ao poder até as consequências do conflito. Os filmes escolhidos são, em sua maioria, produções de Hollywood, pois são mais fáceis de serem encontradas. Mas alguns outros de produção europeia também foram escolhidos para equilibrar um pouco os pontos de vista, e mostrar que nada é tão preto e branco como fazem parecer algumas narrativas.

Filmes para entender a Segunda Guerra Mundial

1. A Ascensão de Hitler ao Poder e os Primeiros Anos do Nazismo

  • “Hitler: A Ascensão do Mal” (2003) – Canadá
    Este filme mostra os primeiros anos de Hitler, sua prisão, durante a qual ele escreveu Mein Kampf, e a ascensão do partido nazista nos anos 1930. O filme foca nos primeiros momentos autoritários do regime nazista e na repressão aos opositores políticos.
  • “A Queda! As Últimas Horas de Hitler” (2004) – Alemanha
    Embora este filme trate principalmente dos últimos dias do Terceiro Reich, ele também ilumina a ideologia fanática de Hitler e a influência que ele exerceu sobre a Alemanha e seus seguidores.

2. O Início da Perseguição aos Judeus e a Repressão Nazista

  • O Pianista” (2002) – Estados Unidos
    Este filme retrata a vida do pianista polonês Władysław Szpilman e a brutal perseguição aos judeus no Gueto de Varsóvia, exemplificando o início da política de extermínio nazista.
  • A Lista de Schindler” (1993) – Estados Unidos
    A obra-prima de Steven Spielberg conta a história de Oskar Schindler, um industrial alemão que salvou mais de 1.000 judeus da deportação e morte certa em campos de concentração. O filme ilustra os horrores do Holocausto e a perseguição brutal à população judaica.
segunda guerra
No filme “A Lista de Schindler”, Spielberg deu voz a judeus sobreviventes dos campos de concentração para contar suas memórias da Segunda Guerra Mundial

3. A Expansão de Hitler e a Conquista da Europa

  • “O Mais Longo dos Dias” (1962) – Estados Unidos
    Um clássico sobre o Dia D, a invasão da Normandia, considerada o ponto de virada na Segunda Guerra Mundial. O filme mostra as operações militares dos Aliados e a resistência à ocupação nazista na Europa.
  • Dunkirk” (2017) – Estados Unidos
    O filme descreve a evacuação das tropas aliadas da cidade francesa de Dunquerque, mostrando uma fase inicial da guerra em que Hitler e o regime nazista ameaçavam as democracias ocidentais.

4. O Holocausto e os Campos de Concentração

  • “A Vida é Bela” (1997) – Itália
    Esta tragicomédia conta a história de um pai judeu que tenta proteger seu filho dos horrores de um campo de concentração. O filme destaca as condições desumanas dos campos e a crueldade do Holocausto.
  • “Uma Mulher Contra Hitler” (2005) – Alemanha
    Este filme conta a história da Rosa Branca, um grupo de resistência que lutou contra o regime nazista e denunciou a perseguição aos judeus e outras minorias. O filme mostra a brutal repressão do regime contra seus críticos.
filmes da Segunda Guerra Mundial
O premiado “A Vida é Bela”, do italiano Roberto Benigni, mostra como o tema do holocausto ainda é sensível e vivo no mundo todo

5. Os Últimos Anos da Guerra e Grandes Batalhas

  • “Stalingrado” (1993) – Alemanha
    Um filme sobre a Batalha de Stalingrado, uma das batalhas mais sangrentas e decisivas da Segunda Guerra Mundial. O filme mostra a futilidade da guerra e as consequências catastróficas para o exército alemão.
  • “Cartas de Iwo Jima” (2006) – Estados Unidos
    Este filme retrata a Batalha de Iwo Jima do ponto de vista japonês, mostrando o desespero crescente das potências do Eixo nos últimos anos da guerra.
  • “Bastardos Inglórios” (2009) – Estados Unidos
    Uma narrativa fictícia, mas baseada em eventos reais, que mostra a luta de guerrilha de combatentes da resistência contra os nazistas nos últimos anos da guerra. O filme ilustra a brutalidade da ocupação nazista na Europa.

6. O Fim da Guerra e o Pós-Guerra

  • “A Queda! As Últimas Horas de Hitler” (2004) – Alemanha
    Já mencionado anteriormente, este filme retrata de forma impressionante os últimos dias no bunker de Hitler em Berlim e o fim do Terceiro Reich.
  • “A Ponte” (1959) – Alemanha
    Um clássico do cinema alemão que mostra o sacrifício sem sentido de jovens soldados alemães nos últimos dias da guerra.

7. As Consequências da Guerra: O Tribunal de Nuremberg e a Guerra Fria

  • O Julgamento de Nuremberg” (1961/2000) – Estados Unidos
    Este filme trata dos Julgamentos de Nuremberg, nos quais os principais líderes nazistas foram responsabilizados por seus crimes de guerra. O filme aborda as questões morais e jurídicas levantadas após o fim da guerra.
  • “A Revolução Silenciosa” (2018) – Alemanha
    O filme retrata o período pós-Segunda Guerra Mundial na Alemanha Oriental e aborda o início da Guerra Fria, bem como a pressão política na Alemanha dividida.

Saiba mais sobre Segunda Guerra Mundial nos artigos abaixo:

Veja mais sobre Segunda Guerra Mundial.

segunda guerra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *