O que são os símbolos de Avatar? São símbolos chineses? Japoneses? Ou foram criados para o desenho?
Tempo de Leitura: 5 minutos
Água, terra, fogo, ar …
Você sabe o que significam os símbolos que aparecem na abertura de Avatar? Então prepare-se, porque você está prestes a descobrir que eles contam mais histórias do que o simples nome dos elementos. Então prepare-se, porque você está prestes a descobrir que eles contam mais histórias do que o simples nome dos elementos.
os símbolos de Avatar
Ideogramas e Letras
Os ideogramas são letras que trazem mais de um significado. O nosso alfabeto usa símbolos para representar sons, pelo menos atualmente. Num tempo muito antigo estas letras também foram ideogramas. A letra “A”, por exemplo, se você olhar de cabeça pra baixo, parece a cabeça de um boi, e era pra isso que ela existia. A letra “S” era uma cobra, por causa do som que este animal faz.
Com o tempo, porém, as letras passaram a representar sons, pois este foi se tornando o uso mais comum para elas. Deixaram de ser ideogramas, ou seja, não representavam mais ideias, conceitos, ou coisas físicas.
Símbolos orientais
Com os símbolos gráficos orientais, contudo, ocorreu uma história um pouco diferente. Até hoje eles simbolizam ideias, por isso ainda são ideogramas. Mas tanto os símbolos gráficos quanto as ideias foram mudando ao longo do tempo, e algumas se juntaram sob o teto de um mesmo símbolo, criando algo que é bem explorado na poética: a multiplicidade de significações. Seria este o mistério por trás dos símbolos de Avatar?
Símbolos Japoneses do Avatar
No Japão existem atualmente três conjuntos gráficos de símbolos usados para comunicar de forma escrita: o Hiragana, Katakana e o Kanji. Cada um destes “alfabetos” tem suas peculiaridades, e todos tem seu uso em momentos apropriados. Isso porque no Japão os símbolos gráficos tem uma função maior que apenas comunicar, eles são usados para conectar o presente com uma tradição grandiosa.
Os dois primeiros, o Hiragana e o Katakana, possuem cada um 46 caracteres. Eles representam sílabas, sons, tendo um uso mais semelhante ao nosso alfabeto.
O Kanji, por outro lado, tem mais de 40 mil símbolos, e é usado para representar ideias. É o alfabeto mais tradicional do Japão, o mais antigo, e o mais difícil de encontrar praticantes, porque leva muitos anos de estudo para ser compreendido. Uma vida praticamente. Por isso este é o alfabeto do qual saem os símbolos mais usados pelos ilustradores de animes, mangás e outras formas de artes que se inspiram na cultura oriental. Alguns símbolos de Avatar vem deste alfabeto, mas não só dele.
Símbolos Chineses de Avatar
A China também possui seu próprio conjunto de ideogramas gráficos, com uma tradição ainda mais antiga que o Japão. Os primeiros datam de mais de 3000 anos. Assim como os japoneses, eles têm um tipo de escrita mais tradicional, e um simplificado. Nos anos 50 o governo chinês criou o alfabeto pīnyīn com o objetivo de ter uma linguagem mais próxima da que se usava no ocidente. Esse sistema é usado atualmente pelo mandarim padrão. Os símbolos de avatar usam alguns símbolos novos, e outros mais antigos, como veremos a seguir.
O que são os símbolos no desenho de Avatar?
Os símbolos que aparecem na abertura do desenho são uma junção de caracteres japoneses com chineses. Eles trazem não apenas o elemento do tema, mas também uma simbologia mais profunda que remete aos personagens daquele elemento.
ÁGUA
O primeiro conjunto de símbolos que surge na abertura de Avatar é acompanhado da narração que diz “Água”, e vemos um dobrador de água executando um movimento típico do Tai Chi, com dois ideogramas atrás. O primeiro é uma representação da água, mostrando algo semelhante a uma onda. O símbolo moderno para água é o 水, mas na imagem vemos três riscos formando ondulações. Esta é uma representação mais antiga da água, que evoluiu até se tornar o símbolo que existe hoje.
O cactere chinês para água, 善, denominado shàn, também trás a significação de bondade, gentileza, benevolência. Pode também significar adaptabilidade, ou seja, uma pessoa gentil e benevolente é fluída como a água, e consegue se adaptar com facilidade.
Junto ao símbolo da água apresenta-se o símbolo para coragem. A junção destes dois símbolos falam muito sobre a personagem Katara, a dobradora de água do desenho A Lenda de Aang.
TERRA
Em oposição à água, o segundo elemento apresentado é a Terra. Assim como o que se fez com o símbolo da água, a imagem aqui não é exatamente igual ao que se usa atualmente para representar a terra, o 土, mas uma forma bem semelhante.
Ao lado da palavra principal vemos o símbolo 強, em sua forma mais tradicional.
Este símbolo significa força ou resistência, uma característica dos povos da terra no desenho, que conseguiram resistir por cem anos às investidas da Nação do Fogo. A forma mais moderna para este símbolo é o 强, chamado Qiang. Faz parte do pīnyīn chinês.
FOGO
O Fogo é o terceiro elemento apresentado. O símbolo mostrado ao fundo é muito semelhante ao utilizado no Japão atualmente, o 火, que lembra uma fogueira em chamas.
No alfabeto chinês o símbolo usado é o 烈, ou liè, que significa fogo, mas também traz os conceitos de feroz e intenso.
Ele é o segundo símbolo da imagem de fundo, e traz características fáceis de se notar na maioria dos dobradores de fogo, particularmente no príncipe renegado Zuko. Em um dos episódios ele e Aang aprendem que o fogo tem essa significação de intensidade, de ação, de força transformadora.
AR
O último elemento, o Ar, vem acompanhado de um Nõmade do ar, e do caractere 气. Este símbolo lembra uma fumaça, uma representação do ar subindo ao céu.
O segundo símbolo apresentado é o 和, ou hé, mais um ideograma chinês tirado do pīnyīn, que significa “pacífico” ou “harmonioso”. A imagem lembra a de um dançarino, um bailarino, em harmonia com o vento. Impossível não lembrar do Aang, e de como a Toph o apelida em seu primeiro encontro.
Gostou deste conteúdo? Você também é fã do Avatar? Comente aí embaixo.
Veja outros artigos sobre séries.
Compartilhe e Siga-nos nas Redes Sociais