Avançar para o conteúdo

What if .. Indiana Jones fosse um Super-Herói da Marvel?

“What if” e Indiana Jones

“What if …”, aquela série de quadrinhos alternativos da Marvel que ganhou uma animação bastante elogiada na Disney, já nos trouxe muitas boas histórias. E um dos benefícios da série é justamente nos fazer querer mais e imaginar por conta própria outras possibilidades. E para os fãs mais novos do Indy, e eu quero crer que eles existem (comente abaixo se você é fã do Indy e tem menos de trinta anos), é sempre bom lembrar que ele tem uma história com a Marvel.

Junte-se a isso que a Marvel, assim como os filmes do Indy, pertencem à Disney a alguns anos, e temos um encontro possível, embora não muito provável. Mas é justamente pras coisas inusitadas que existe o multiverso e a série “What if…”. Então não custa sonhar, e especular.

As Novas Aventuras de Indiana Jones nos quadrinhos da Marvel

Nos anos oitenta a Casa das Ideias adaptou os filmes do Indy para o formato de quadrinhos, e deu uma sequência a Caçadores da Arca Perdida. No Brasil estas histórias vinham como parte na extinta revista do Capitão América, outro herói “contemporâneo” do arqueólogo aventureiro.

A série “The Further Adventures of Indiana Jones”(As Novas Aventuras de Indiana Jones) teve 34 edições, publicadas entre 1982 e 1985, e mostrava entre outras coisas o reencontro de Indy com Marion e a busca por Abner Ravenwood.

As histórias foram publicadas no espaço de tempo entre os dois primeiros filmes, aproveitando o grande sucesso de bilheteria, e também servindo pra manter vivo o interesse dos fãs. Estiveram envolvidos no projeto artistas de peso dos anos oitenta como John Byrne, David Micheline, Dennis O’Neil e David Mazzucchelli.

Mesmo assim a Marvel cancelou a série, deixando uma edição em fase de acabamento não publicada. A Marvel também publicou adaptações dos três primeiros filmes, sendo a última em 1989 acompanhando A Última Cruzada.

Depois disso os personagens do universo de Indiana Jones migrariam para a Dark Horse. Essa editora explorou o período posterior ao terceiro filme, aproveitando a dinâmica divertida entre Indy e seu pai. Também foram publicadas histórias que aprofundavam a juventude do heroi, tanto dele criança quanto adolescente.

Estas publicações chamavam a atenção pela arte primorosa, particularmente as capas que eram verdadeiras obras de arte. A Dark Horse adaptou também o jogo Fate of Atlantis, na falta de novos filmes ou séries de TV.

What if … Indiana Jones fosse um personagem do MCU

Capitão América e Indiana Jones contra o Caveira Vermelha

Os filmes da Marvel estão repletos de referências ao universo de Indiana Jones. O primeiro é, na ordem cronológica de lançamento, Capitão América – O Primeiro Vingador. O filme começa com uma cena típica dos filmes do Indy: um templo sendo invadido por nazistas em busca de um artefato misterioso, o Cubo Cósmico.

what if

Este objeto místico, que concede uma fonte ilimitada de poder para os nazistas, depois se revelaria como uma das joias do infinito buscadas por Thanos. Os nazistas, liderados pelo Caveira Vermelha, usam seu poder da mesma maneira que imaginavam que seria a Arca em Caçadores da Arca Perdida.

Só não conseguem vencer a guerra porque uma outra iniciativa paralela está em andamento, o projeto Super Soldado, que resultaria na criação do Capitão América.

Essa história poderia ter sido diferente se o dr. Jones estivesse envolvido na busca do Cubo. Assim como foi aliciado pelo governo americano para buscar a Arca, Indy poderia ter chegado primeiro ao templo nórdico, e pego o cubo.

Claro que os nazistas o perseguiriam, e isso forçaria Indy a usar seu conhecimento para vencer os inimigos. Pra proteger o mundo, Indy poderia se ver forçado a unir-se ao cubo, e tornar-se o guardião da pedra, semelhante ao que aconteceu com o Caveira Vermelha nos filmes da Marvel, mas aqui num ato de auto-sacrifício.

Guardiões da Galáxia e Indiana Jones em busca da Joia do Infinito

Outro filme que faz referência ao Indyverso é Guardiões da Galáxia. No começo do filme vemos Peter Quill, o Senhor das Estrelas, entrando nas ruínas de um templo antigo, em algum planeta inóspito, para roubar uma pedra com poderes mágicos – outra joia do infinito, desculpe os spoilers.

A cena é uma mistura de Footloose, O Falcão está a solta e Caçadores da Arca Perdida, algo como What if… Kevin Bacon fosse o ladrão interpretado por Bruce Willis numa cena de Raiders. Não precisa dizer que o resultado é hilário, nem que nosso heroi pega a tal pedra.

Mas e se … Indiana Jones, guardião da joia do infinito, estivesse também reunindo as pedras no espaço, ou entre os espaços. Auxiliado pelos arqueólogos interdimensionais cuja caveira alongada é feita de cristal, ele consegue pegar a pedra e é perseguido por Quill e sua gang, bem como por Thanos.

Indy também encontra a cópia de um mapa antigo que mostra onde está escondida a joia da alma. Gamora, filha adotiva de Thanos, sabia onde a pedra estava escondida, e teme que o arqueólogo acabe levando Thanos até o seu esconderijo em Volmir.

Indiana Jones e o Cavaleiro Negro e a Espáda de Ébano

O terceiro filme que flerta com o mundo antigo não fez tanto sucesso, mas tem uma história interessante. Os Eternos, que no MCU teve algumas alterações em relação aos quadrinhos, traz um artefato interessante: a espada de ébano do Cavaleiro Negro. Esta arma, guardada por famílias tradicionais inglesas, é indestrutível e consegue proteger seu portador de ataques místicos e mentais.

A espada seria de grande auxílio na luta contra Thanos quando ele atacou a Terra. Certamente as famílias que a guardam não deixariam ele leva-la sem resistência, mas Indy poderia ganhar um aliado no jovem Dane Whitman, que sabe pouco sobre os mistérios que cercam sua família e demonstra ter potencial para se tornar um ótimo espadachim.

Esta poderia ter sido a grande arma usada para derrotar Thanos, já que ela possivelmente é capaz de se sobrepor aos poderes das joias do infinito. Bastaria Dane não exitar em cortar cabeça do Thanos.

Indiana Jones e Conan – O Bárbaro

what if
What If … Conan estivesse com a Rompe Tormentas na hora de arrancar a cabeça do Thanos?

Pensando bem, talvez fosse bom Indy pegar a joia do tempo que está guardada numa certa mansão mística em Greenwich Village, Nova York, e trazer Conan, o bárbaro Cimério da Era Hiboriana, pra resolver a questão. O Conan sabe o que fazer. Os dois, inclusive, são colegas de editoras, tanto da Marvel quanto da Dark Horse, e poderão ter muitas conversas animadas sobre Atlântida e sobre quem tem as capas de revista mais bonitas de todos os tempos.

Veja mais artigos como este na nossa linha do tempo.

Compartilhe e Siga-nos nas Redes Sociais

Veja mais artigos sobre história.

Indiana Jones

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *